GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


As pirâmides etárias são importantes instrumentos para análise da estrutura da população de um país, pois evidenciam a distribuição de mulheres e homens por faixa de idade, e dão uma ideia da qualidade de vida de um país, por evidenciarem a natalidade e expectativa de vida. Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a importância e significação desse gráfico, observe a pirâmide etária do Brasil de 2005 e, em seguida veja quais das afirmativas afirmam verdades a respeito dela e desse assunto, em geral:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brazil_population_pyramid_2005.png, acessado em 02/08/2011.

 

I) A estrutura populacional evidenciada nas pirâmides etárias é resultado dos nascimentos, óbitos e migrações, e apontam características sociais e culturais de um país.

II) Nas pirâmides etárias há três grupos principais de idade: jovens, adultos e idosos. A população feminina aparece do lado direito e a masculina do lado esquerdo do gráfico.

III) No Brasil de 2005 a população masculina jovem superava a feminina da mesma faixa etária (até 19 anos). No entanto, havia mais idosas do que idosos.

IV) A partir dos 25 anos de idade a pirâmide etária se estreita, devido a programas de emigração para os Estados Unidos, muito divulgados no ano de 2005.

V) Há uma relação direta entre o desenvolvimento e o tamanho da base de uma pirâmide etária. Assim, quanto mais desenvolvida a base, mais desenvolvido o país. 

É correto apenas o que se afirma em 


I, II e III.
III, IV e V.
II, III e V.
I, III e V.
I, II e IV.

Na Unidade Didática ou capítulo três estudamos sobre os fluxos migratórios e as concentrações populacionais. Vimos que, atualmente, os países desenvolvidos têm elaborado estratégias para conter o fluxo imigratório para suas regiões, por meio da fiscalização das suas fronteiras. O objetivo desses países é evitar uma explosão demográfica em seu território, o que significaria concorrência pelos postos de trabalho e pelo espaço.

Assim, leia a reportagem disposta abaixo e, a seguir, veja qual das afirmações está de acordo com o texto:

 

Geórgia sanciona lei anti-imigração semelhante à adotada no Arizona

Lei pune quem abrigar ou transportar imigrantes ilegais

O governador da Geórgia, Nathan Deal, assinou nesta sexta-feira (13), a lei HB 87, uma medida anti-imigração similar à S.B. 1070 do Arizona, em meio a protestos de organizações civis e da comunidade hispânica nos Estados Unidos.

A medida permite às autoridades locais verificar o status migratório de uma pessoa e pune quem abrigar ou transportar imigrantes ilegais, cláusula que gerou preocupação entre congregações religiosas e organizações civis que atendem esta comunidade. Além disso, a lei exigiria que empresas com mais de dez funcionários utilizassem o sistema de verificação federal de dados "E-Verify" para checar a situação migratória de seus contratados”.

(http://noticias.r7.com/internacional/noticias/georgia-sanciona-lei-anti-imigracao-semelhante-a-adotada-no-arizona-20110513.html, em 03/08/2011)

A partir da leitura do texto é possível afirmar que:


Os imigrantes não são bem-vindos em nenhum estado dos Estados Unidos, pois são os responsáveis pela violência ascendente das grandes metrópoles estadunidenses.
Apenas na Geórgia e no Arizona os imigrantes não são bem-vindos. Nos demais estados dos Estados Unidos não há preconceito contra os imigrantes.
Os Estados Unidos tem feito propaganda para atrair imigrantes. No entanto, são bem-vindos os mexicanos com visto de estudante e turista.
Os Estados Unidos tem feito esforços para conter a imigração de mexicanos. No entanto, brasileiros são bem-vistos no país, devido ao perfil de nossa mão de obra.
A lei anti-imigração sancionada na Geórgia deve punir não somente os imigrantes ilegais, como também seus patrões, locatários e motoristas. 

Existe uma intrínseca relação entre povoamento suas formas de efetivação, atividades desenvolvidas, administração da economia, distribuição de renda- e o crescimento populacional. Com base nesse raciocínio analise e julgue as sentenças abaixo:

 

1. Um dos fatores que contribui para o volume populacional nas áreas temperadas é a imigração, que equilibra as baixas taxas de natalidade.

2. Nas regiões temperadas há uma maior preocupação com o aumento da natalidade, já que a sociedade de consumo requer mão de obra abundante.

3. Nas áreas temperadas, mais modernizadas, o próprio consumo acarreta prejuízos relevantes para a população, ligados à maior degradação do ambiente.

4. Em regiões capitalistas subdesenvolvidas, como na África, verifica-se, por razões diversas, uma redução populacional constante.

5. Em qualquer continente ou região do mundo verifica-se um aumento populacional constante, definido pelos avanços nas áreas da política e da medicina.

 

Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas:


2 e 4
1 e 3
3 e 5
1 e 2
4 e 5

Sobre a urbanização brasileira, tendo como conseqüência o crescimento das cidades, sobretudo as capitais, pode-se afirmar que:

 


A concentração de infra-estruturas, indústria e comércio, nas cidades, proporcionou emprego para toda a população rural, que migrou para as cidades em busca de garantir sua sobrevivência.
O fenômeno da metropolização não está relacionado à urbanização brasileira, pois antes da década de 1940, quando a maioria da população morava no meio rural, já existiam as principais metrópoles brasileiras.
A urbanização brasileira iniciou-se com a presença dos portugueses em nosso território. Com a colonização, criaram-se as primeiras cidades no interior do país, pois o litoral não oferecia condições favoráveis. 
Apesar da urbanização ocorrer em um período relativamente curto, as cidades possuíam planejamento adequado para receber as populações vindas do meio rural, o que proporcionou uma ocupação ordenada dos espaços urbanos.
As favelas são expressão clara da ausência de planejamento das cidades brasileiras e das desigualdades sociais que persistem existir no espaço urbano. Pode-se afirmar que são frutos de uma urbanização não planejada.

“O espaço urbano capitalista – fragmentado, articulado, reflexo, condicionante social, cheio de símbolos e campo de lutas – é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendrado por agentes que produzem e consomem o espaço” (CORREA, 1989, p. 11).

Considerando as características do espaço urbano, avalie as afirmações abaixo.

I- O espaço reflete o resultado de ações que se realizam no presente, como também daquelas que se realizaram no passado e que deixaram suas marcas impressas nas formas espaciais presente. O espaço urbano apresenta diferentes formas espaciais que coexistem lado a lado.

II- O espaço como condicionante social apresenta um papel determinado pela sociedade que o engendrou. As áreas residências segregadas dos locais de trabalho representam um papel importante na manutenção da reprodução das relações sociais e produção capitalista.

III- O espaço na condição de reflexo social é dinâmico, mutável, sendo que a cada transformação o espaço se mantém desigual, mesmo que as formas espaciais e o arranjo delas tenha sido alterado.

É correto apenas o que se afirma em:


I.
I e II.
I, II e III.
II e III.
II.

O Brasil tem a quinta maior população do planeta. Apesar disso, devido ao seu também quinto maior território do mundo, a densidade demográfica é bastante pequena, de cerca de 22,5 habitantes por quilômetro quadrado. Observe o mapa:

 

Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/demografia_gde.gif, acesso em Jul 2012.

De acordo com o mapa do IBGE de 2000 e seus conhecimentos, analise as afirmativas e veja quais estão corretas:

(01) É possível afirmar que há nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil grandes vazios demográficos.

(02) A maioria das capitais brasileiras e das principais atividades econômicas se localizam no litoral do Brasil.

(04) É possível afirmar, a partir da observação do mapa, que a maior parte da população do Brasil reside no litoral.

(08) Goiás é o estado brasileiro que apresenta maior densidade demográfica, pois é onde se localiza a capital nacional.

(16) A concentração da população brasileira pode ser explicada, inclusive, pelas condições do Brasil-colônia.

O número que corresponde à soma dos números referentes às sentenças corretas é igual a:


23
24
19
31
22

Você se recorda do que são População Economicamente Ativa (PEA) e População Economicamente Inativa (PEI)? Retome sua leitura e, posteriormente, analise as frases que seguem a figura, para ver quais estão corretas.

Mulher trabalhando no setor secundário da economia (indústria).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:WomanFactory1940s.jpg, acessado em: 17/08/2011.

(01) A mulher da foto (acima) poderia compor a População Economicamente Inativa (PEI), segundo a idade que aparenta.

(02) De acordo com o material impresso, o Brasil considera População Economicamente Ativa (PEA) apenas pessoas acima de dez anos.

(04) A População Economicamente Inativa (PEI) é formada pelas crianças, idosos e estudantes que não trabalham e nem estão procurando emprego.

(08) Nos países mais desenvolvidos a idade estimada para a População Economicamente Ativa (PEA) é menor do que a considerada no Brasil.

(16) De acordo com a Constituição Brasileira apenas cidadãos acima de 16 anos de idade podem trabalhar, o que não é cumprido na prática.

 

A soma dos números correspondentes às sentenças corretas é igual a:


22
18
20
23
30

Dentre as civilizações ocidentais os EUA e o Canadá se destacam, em função de vários fatores, como posição geográfica e processo de colonização. Sobre essa região assinale as assertivas abaixo com V, para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

(  ) A ascendência estadunidense é exclusivamente irlandesa ou inglesa, o que faz daquela uma nação de brancos anglo-saxões.

(  ) Nos Estados Unidos da América e Canadá a agricultura é predominantemente familiar, elaborada em pequenas propriedades.

(  ) As Grandes Planícies dos EUA e as províncias da pradaria canadense são importantes centros de produção de cereais.

(  ) A maior concentração de fábricas nos Estados Unidos ocorre no cinturão industrial que se estende de Boston a Chicago.

(  ) A atividade fabril é muito importante no Canadá, e concentra-se nas regiões de Ontário, Quebec, Colúmbia Britânica e Alberta.

 

 A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


V, F, V, V, V.
F, F, V, F, V.
F, V, F, V, V.
F, F, V, V, V.
F, V, V, V, F.

O Índice de Desenvolvimento Humano é um dos indicadores mais confiáveis para a avaliação da qualidade de vida de uma população. Ainda assim, quando se diz, por exemplo, que o IDH de um país é alto, não significa que toda a população deste país viva de acordo o indicador. Com base em nossos estudos sobre IDH, assinale a alternativa CORRETA.


O Brasil está entre os países que apresentam os piores indicadores sociais do mundo. O histórico de colonização ajuda a compreender a atual colocação do país. 
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida que varia entre zero (0) e dez (10). Os países mais desenvolvidos do mundo como Austrália e Noruega, se aproximam do IDH 10.   
Há poucos países na lista dos que apresentam elevado Índice de Desenvolvimento Humano. São assim considerados vinte e dois países que têm IDH acima de 0,5.
A maior parte dos países que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado baixo localizam-se na Europa Ocidental, América do Norte e Oceania.
O IDH é calculado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu cálculo se baseia em três variáveis relacionadas à saúde, educação e renda.    

Considerando o crescimento demográfico mundial e a dinâmica populacional no planisfério terrestre, leia as assertivas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

[ ] As condições de trabalho, disponibilidade de recursos, acesso aos sistemas de educação e saúde são exemplos de fatores que influenciam diretamente no crescimento demográfico de uma nação.

[ ] As taxas de natalidade e mortalidade em países considerados desenvolvidos são semelhantes, pois nestes não há má distribuição de renda e toda a população tem acesso à saúde e educação gratuitas.

[ ] Ao acessar, divulgar e disponibilizar para a população o desenvolvimento tecnológico ligado à medicina, os países em desenvolvimento contribuem para a queda nas taxas de mortalidade infantil, entre outros benefícios.

[ ] O continente europeu apresenta taxas de crescimento demográfico muito baixas, em função da diminuição das famílias do continente. Isso reflete na redução do número de crianças e no envelhecimento populacional.

[ ] As quedas nas taxas de mortalidade infantil constituem um indicador de melhoria das condições de vida da população. Já um crescimento demográfico insignificante pode ser influenciado pelas altas taxas de mortalidade.

A sequência correta está contida em:


V, F, F, F, V. 
V, F, V, V, V
V, V, F, V, F.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Páginas: 123456